Registros de representação semiótica e resolução de problemas no ensino de matrizes e sistemas lineares

Janecler Aparecida Amorin Colombo, Pollyane Casagrande, Valéria Costa

Resumo


O presente estudo tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência ocorrida na realização do estágio supervisionado no Ensino Médio. No referido estágio abordou-se o ensino-aprendizagem de Matrizes e Sistemas Lineares, por meio da metodologia do ensino da Matemática via Resolução de Problemas. Pode-se observar que a metodologia foi adequada, pois os alunos se envolviam no processo ensino-aprendizagem, mostrando interesse, curiosidade, e questionando as situações-problema apresentadas no decorrer da busca pela solução.

Palavras-chave


Resolução de Problemas, Metodologia de Ensino da Matemática, Matrizes e Sistemas Lineares

Texto completo:

PDF

Referências


ALLEVATTO, N. S. G.; ONUCHIC, L. D. L. R. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213-231.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DECON, M. J., et al. Metodologia de ensino de Matemática. Florianópolis: UFSC/LED, 2002.

DANTE, L.R. Didática da resolução de problemas da Matemática. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GOMES, M.G.; MORETTI, M.T. A solução de problemas como uma estratégia para identificação dos obstáculos epistemológicos na formação do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais...Recife: SBEM, 2004. p. 1-11.

ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo:Unesp, 1999. p. 199-220.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.