A função docente no ensino superior

Heloí Aparecida De Carli, Áurea Aparecida Siqueira Bahls

Resumo


O Artigo 43 da LDB da Educação Nacional, Lei no 9394/96, ressalta que a Educação Superior deve propiciar o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo (Art. 43, inciso I), como também estimular a criação cultural. Isso, por meio da articulação do ensino ao trabalho de pesquisa e extensão, promovendo a construção dos conhecimentos culturais, científicos e técnicos. Ao prestar serviços especializados à comunidade, a instituição de ensino superior estabelece com esta uma relação de reciprocidade, propicia o desenvolvimento de hábitos de observação, análise, interpretação, avaliação e extrapolação, em todos os membros da equipe, assegurando-se ao aluno a relação cognitiva com o objeto de estudo, com o auxílio pedagógico do professor. Este tem a função de introduzir seus alunos no mundo da ciência, da linguagem, auxiliando no desenvolvimento de habilidades, pensamento, atitudes. Para isso, Santos (2004) salienta que o professor deve também produzir conhecimento, tendo a pesquisa como seu sinônimo e a melhoria da qualidade de vida da sociedade como compromisso. Este trabalho trata-se de uma reflexão baseada na pesquisa bibliográfica, tendo como objeto de estudo o papel docente na educação superior.

Palavras-chave


Conhecimento. Educação. Superior. Docência.

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Referências


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