Gestão de hardware e software em ambiente corporativo

Luciano B. Buzzacaro

Resumo


Atualmente, a área de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) se faz uma necessidade irremediável em qualquer ambiente corporativo ou não, independente do ramo de atuação da empresa. Dessa forma, é muito importante a existência de setores responsáveis pela gestão dos recursos de TIC. É necessário que exista planejamento para administrar o parque tecnológico da empresa. A gestão dos recursos e das ferramentas de hardware e software interfere, diretamente, em fatores como segurança das informações e segurança da rede corporativa. Existe ainda, o fator humano que participa, efetivamente, da utilização do hardware e software da empresa, interferindo no contexto da política de qualidade, haja vista, a necessidade de comprometimento com o uso consciente dos recursos tecnológicos e das informações corporativas.

Palavras-chave


Tecnologia da Informação, TIC, gestão de software, gestão de hardware, segurança da informação.

Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, N.M. Uso do Ambiente Informatizado. Companhia de Saneamento do Paraná. PF/INF/001-10, Curitiba, 2006. p.1-5.

GERENCIAMENTO de Infra-estrutura. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2006.

GRAEML, A. R. Sistemas de Informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo: Atlas, 2000.

ORTIZ, E. B. Microsoft Windows 2000 Server. Instalação, Configuração e Implementação, 5. ed. Érica. São Paulo. 2001. Pág. 105, 197.

REZENDE, P. A. D. Responsabilidades e Escolhas num mundo de Chaves Públicas, Brasília, 11 Jun. 2003. 60p. Universidade de Brasília. Disponível em: http://www.iti.br/twiki/pub/Forum/ArtigoA04/a04-rezende.rtf. Acesso em: 03 ago. 2006.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.