Biodiesel, um combustível em expansão

Cecilia C. Ricaczeski, Diane Zancanaro, Adriane Alzani, Edilson da Silva Ferreira

Resumo


O presente artigo discute a produção e utilização de um combustível alternativo ao diesel convencional, o biodiesel, um monoalquiléster de ácidos graxos, derivado de óleos vegetais e gordura animal, para ser usado em motores a diesel. Suas características encontram-se extensivamente discutidas, assim como as vantagens na sua utilização total ou parcial em conjunto com o diesel fóssil, sendo por isso uma fonte de energia limpa e renovável; baixo custo etc. Foi produzido biodiesel a partir de óleo de canola e os resultados de testes de solubilidade mostram que o produto possui características de biocombustível.

Palavras-chave


biodiesel. biocombustível, transesterificação

Texto completo:

PDF

Referências


CHANG, Y. Z. D.; et al. J. Am. Oil Chem. Soc. 1984, 61, 1632.

COSTA, P. PILLI, R. PINHEIRO, S., VASCONCELLOS, M. Substâncias carboniladas e derivados. Bookman. Série Química Orgânica, SBQ, BOOKMAN, 2003, RS.

COSTA NETO, P. R. , et al .Produção de biocombustível alternativo a óleo diesel através da transesterificação de óleo de soja usado em frituras. Química Nova, vol. 23, no. 4, 2000, p. 531-73.

de CASTRO, H. F., MENDES, A. A. e Júlio C. dos SANTOS, J.C. Modificação de óleos e gorduras por biotransformação. Química Nova, vol.27, n.1, 2004, p. 146-56.

LAURINDO, J. C.; In: Anais do Congresso Internacional de Biocombustíveis Líquidos; Instituto de Tecnologia do Paraná; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Curitiba, PR, 19 a 22 de julho, 1998; p. 22.

LIMA, J. R.; GONÇALVES, L. A. C. In: Anais do Simpósio sobre Qualidade Tecnológica e Nutricional de Óleos e Processos de Frituras; Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras; São Paulo, SP, 1997; p. 144.

MITTELBACH, M.; TRITTHART, P.; J. Am. Oil Chem. Soc. 1988, 65, 1185.

SOLOMONS, G, FRYHLE, C. Química Orgânica. Editora LTC, 7 . ed., vols. 1 e 2, 2002, RJ.

ZAGONEL, G.; COSTA NETO, P. R.; RAMOS, L. P.; In: Anais do Congresso Brasileiro de Soja; Centro Nacional de Pesquisa de Soja; Empresa Nacional de Pesquisa Agropecuária; Londrina, PR, 17 a 20 de maio, 1999; p. 342.

TCHE QUÍMICA, Biodiesel. Documento eletrônico, 2006. Disponível em http://www.tchequimica.tk >. Acesso em 25 de junho de 2006.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.