Uso da água subterrânea: estudo de caso no município de Renascença PR.
Resumo
O estudo está embasado na importância da realização de uma pesquisa sobre os recursos naturais, enfocando a exploração dos recursos hídricos de poços artesianos na região geográfica localizada no município de Renascença, Paraná. O poço artesiano estudado atende uma comunidade de pessoas que utilizam a água subterrânea explorada para atendimento essencial e permanente das atividades humanas e animais como na avicultura e suinocultura. Visto a importância da água subterrânea para a comunidade atendida, fica evidenciada a importância do estudo das características e aspectos gerais do poço artesiano, bem como uma pesquisa de campo para documentar e catalogar informações que serão úteis como referencial científico no âmbito de estudos futuros para utilização dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na região. Em função disso, constitui-se a preocupação de esclarecer a importância da preservação dos recursos naturais, em foco a água, bem como do perigo de sua escassez tanto da superficial quanto da subterrânea, procurando valorizar a água, salientando a necessidade de evitar o desperdício através de procedimentos corretos de extração, bem como a contenção das formas de contaminação da água subterrânea.
Palavras-chave
Poços artesianos, destino da água, conscientização, recursos hídricos.
Texto completo:
PDFReferências
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as Estratégias de Mudanças da Agenda 21. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
COIMBRA, R. M e ROCHA, C. L e GERTjAN, B. B. Recursos Hídricos: Conceitos, Desafios e Capacitação. Aneel, Brasília. 1999.
FERREIRA, J. C.V. O Paraná e seus Municípios. Maringá, Memória Brasileira. 1996.
FREITAS, V. P.. Águas Aspectos Jurídicos e Ambientais. Curitiba: Juruá, 2000.
MAAK, B. Geografia Física do Estado do Paraná. 3. ed, Curitiba: Imprensa Oficial. 2002.
RUBERT, E. Contaminação por dos Rios do oeste de Santa Catarina por dejetos Suínos: FACIBEL, 1999. Tese. (pós- graduação em geografia).
SOUZA, N.P. Instrumentos da Gestão Ambiental. Instrumentos e Pratica. São Paulo: Ed. Rio Claro, 2002. 112p.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.