O método de análise fatorial aplicado ao estudo de resultados de análise de solos

Jorge Roberto Grobe, Jair M. Marques

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de explicar o uso de técnicas de estatística multivariada em resultado de análises de solos. Os resultados de análises de solos foram obtidos através de um experimento agronômico, realizado na Fazenda Guamirim, município de Água Doce, SC, região denominada Campos de Palmas. A população estudada é compostas de 11 variáveis e 18 amostras. A ferramenta utilizada para interpretação dos dados foi análise fatorial via componentes principal, usada para fornecer as ponderações, escolher o conjunto de variáveis adequadas, e também, os pesos atribuídos a cada variável. Nesta técnica foram obtidos dois fatores de variáveis relacionados pelas suas correlações. Os dois fatores juntos explicam 81,40% dos dados coletados. Para determinação dos resultados, foi utilizado o software STATISTIC 6.0.

Palavras-chave


estatística multivariada, análise fatorial, componentes principais.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, L. P. Análise Multivariada. 48 a Reunião da RBRAS e 10 o SEGRO 7 a 11 de julho de 2003 Lavras MG. Departamento de Ciências e Exatas. Universidade Federal de Lavras

FERREIRA, D. F. Análise Multivariada. Departamento de Exatas. Apostila 400 f. Universidade Federal de Lavras.Lavras. MG. 1996.

GROBE, J. R. Aplicações da Estatística Multivariada na Análise de Resultados em Experimentos com Solos e Animais. Curitiba. 2005. 145 p. Dissertação (Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia) - Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

SENA, M. M.; POPPI, R. J. Avaliação do Uso de Métodos Quimiométricos em Análise de Solos. Química Nova, 23(4), p. 547-556, 2000.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.