Perfil da alimentação de gado leiteiro em propriedades leiteiras no Sudoeste do Paraná

Josieli Malaquias Bertoleti, Neli da Silva Cavalheiro da Silva, Janderson Zago, Tarcísio Alex Frois Balbé, Alfredo de Gouvea, Kerllon Buratti, Renato Giacomini, Jonas Theis, Carlos Ney Olart Estivalet Junior

Resumo


O objetivo do trabalho foi avaliar o perfil da alimentação de gado leiteiro em propriedades da região Sudoeste do Paraná. O trabalho foi realizado de abril a junho de 2006 e consistiram na aplicação de um questionário a 124 produtores. Com base no resultado obtido conclui-se que os produtores de leite do Sudoeste do Paraná estão se aprimorando e se conscientizando da importância da suplementação alimentar nas diferentes categorias do rebanho leiteiro, como forma de aumentar a produção e melhorar a lucratividade, pois assim ofertam leite de forma homogênea durante todo ano de forma independente das condições climáticas, as quais interferem na produção leiteira baseada a pasto.

Palavras-chave


Bovinocultura, leite, manejo

Texto completo:

PDF

Referências


IPARDES. Modernização da agricultura familiar: avaliação de impacto socioeconômico da intensificação da produção de leite em Coronel Vivida, Itapejara do Oeste e Nova Santa Rosa. Curitiba: IPARDES, 2003. 69 p.

MOREIRA, F.B.; PRADO, I.N.; CECATO, U.; ZEOULA, L.M.; WADA, Y.F.; TORII, M.S. Níveis de suplementação com sal mineral proteinado para novilhos Nelore terminados em pastagem no período de baixa produção forrageira. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.6, p.1814-1821, 2004.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.