ESTUDO SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGANICOS NOS SUPERMERCADOS DE PATO BRANCO - PR

Ben-Hur Azzolini, Cassiano Forner, Josemar Roberto Gorczyca, Eduardo Anhaia Bernardi, Edson Roberto Silveira

Resumo


Estudos mostram que a agricultura orgânica está atraindo maior número de interessados por produtos de melhor qualidade, que não oferece riscos ao consumidor, ao produtor e o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi de comparar o preço de alguns produtos agrícolas convencionais e orgânicos em diferentes supermercados da cidade de Pato Branco PR, traçando conjuntamente um perfil socioeconômico típico do consumidor de produtos orgânicos. A presente pesquisa foi efetuada através da pesquisa in loco do preço dos produtos e do uso de um questionário sócio-econômico junto aos consumidores. Observou-se que o incremento de preço pago a mais pelo produto orgânico é, em média, 34,51% superior em relação ao convencional, sendo que 11,11% dos consumidores entrevistados declararam adquirem somente produtos orgânicos, enquanto que 69,84% declararam consumir ambos os  produtos indistintamente. Verificou também que a preferência na compra de produtos orgânicos era motivada por questões relacionadas segurança da saúde proporcionada pelo produto.

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