O papel da feira-livre de Pato Branco-PR, no abastecimento local

Wilson Itamar Godoy, Alciani da Silva, Cleimary Fatima Zotti, Marcio Triches, Adriana Lucia Balbinot

Resumo


Realizou-se um diagnóstico sobre o perfil dos consumidores que freqüentam a feira-livre de Pato Branco (PR), com relação ao gênero, idade, grau de escolaridade, renda e os atributos considerados relevantes para decisão da compra na feira. Foram entrevistados 160 consumidores durante o período de agosto a setembro de 2005. As mulheres apresentaram maior participação (56,6%), enquanto que os homens representaram 43,4% dos entrevistados, caracterizado por um público com idade mais elevada. Quanto a escolaridade, observou-se maior participação de consumidores com 2° grau completo (34,4%) e ensino superior (26,1%). Verificou-se que a feira-livre contempla todas as classes sociais, com especial participação daqueles com renda compreendida entre 2,1 e 7,0 e acima de 10,1 salários mínimos por família. Observou-se no trabalho, que o preço não é o aspecto mais importante na decisão das compras da feira, uma vez que 41,4% dos entrevistados declararam preponderante a não utilização de venenos dos produtos. Pelos dados apresentados a feira-livre de Pato Branco caracteriza-se como importante instrumento de abastecimento familiar para uma ampla classe de consumidores.

Palavras-chave


feira-livre, comércio local, abastecimento urbano.

Texto completo:

PDF

Referências


BALBINOT, A.L. et al. Estudo do perfil, hábitos e valores dos consumidores da feira-livre ecológica de Pelotas-RS. III Congresso Brasileiro de Agroecologia, Florianópolis, SC, 17-20 de outubro de 2005.

CAPORAL, F. R. & COSTABEBER, J. A. Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis. Disponível em: Acesso em: 07 jun. 2005.

GODOY, W. I. As feiras-livres de Pelotas, RS: Estudo sobre a dimensão sócio-econômica de um sistema local de comercialização. Pelotas, 2005. 313p. Exame de Qualificação (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

SILVA, D.M. Produtos orgânicos: uma análise do varejo e do consumidor nos supermercados de Londrina PR. Disponível em: Acesso em: 30 Jul. 2006.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.