Técnica de rotação de culturas em propriedades com cultivo da soja na safra 2005/2006 na região Sudoeste do Paraná

Vinicius Jose Cantelli, Douglas Junior Tobaldini, Samuel Dallabrida, Sérgio Miguel Mazaro, Alfredo Gouvea, Uilhan Cagnini, Tiago Junior Sordi, Saulo Venson, Salatiel Turra, Joel Donazzolo

Resumo


O presente estudo objetivou avaliar a prática do sistema de rotação de culturas na região Sudoeste do Paraná. O levantamento de dados foi realizado de abril a junho de 2006 e consistiu na aplicação de um questionário a 150 produtores de soja cujas propriedades se localizavam na região Sudoeste do Paraná. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a rotação de culturas estruturada é uma prática pouco adotada entre os produtores de soja e quando ocorre alternância baseiase no cultivo do milho. Quanto a rotação no inverno não se materializa, pois utiliza-se quase que exclusivamente o cultivo de gramíneas com destaque para a aveia.

Palavras-chave


rotação de culturas, soja.

Texto completo:

PDF

Referências


BALARDIN, R.S. Controle de doenças na parte aérea da cultura da soja. Santa Maria. UFSM. 1999.

FONTANELI, R.S.; SANTOS, H.P.; VOSS, M.; AMBROSI, I. Rendimento e nodulação de soja em diferentes rotações de espécies anuais de inverno sob plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.35, n.2, p.349-355, 2000.

MASCARENHAS, H.A.A.; COSTA, A.A.; TANAKA, R.T.; AMBROSANO, E.J.; ROSA, F.V.; COSTA, V.F. Efeito residual do adubo aplicado na soja (Glycine max L. Merrill) sobre a cana-de-açúcar (Saccharum spp.). Scientia Agricola, Piracicaba, v.51, n.2, p.264-269, 1994.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.