Técnica de rotação de culturas em propriedades com cultivo da soja na safra 2005/2006 na região Sudoeste do Paraná
Resumo
O presente estudo objetivou avaliar a prática do sistema de rotação de culturas na região Sudoeste do Paraná. O levantamento de dados foi realizado de abril a junho de 2006 e consistiu na aplicação de um questionário a 150 produtores de soja cujas propriedades se localizavam na região Sudoeste do Paraná. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a rotação de culturas estruturada é uma prática pouco adotada entre os produtores de soja e quando ocorre alternância baseiase no cultivo do milho. Quanto a rotação no inverno não se materializa, pois utiliza-se quase que exclusivamente o cultivo de gramíneas com destaque para a aveia.
Palavras-chave
rotação de culturas, soja.
Texto completo:
PDFReferências
BALARDIN, R.S. Controle de doenças na parte aérea da cultura da soja. Santa Maria. UFSM. 1999.
FONTANELI, R.S.; SANTOS, H.P.; VOSS, M.; AMBROSI, I. Rendimento e nodulação de soja em diferentes rotações de espécies anuais de inverno sob plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.35, n.2, p.349-355, 2000.
MASCARENHAS, H.A.A.; COSTA, A.A.; TANAKA, R.T.; AMBROSANO, E.J.; ROSA, F.V.; COSTA, V.F. Efeito residual do adubo aplicado na soja (Glycine max L. Merrill) sobre a cana-de-açúcar (Saccharum spp.). Scientia Agricola, Piracicaba, v.51, n.2, p.264-269, 1994.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.