Composição de uma pastagem de aveia e azevém submetida a épocas de corte e nitrogênio

André Paulo Assmann, Joice Mari Assmann, João Alfredo Braida, Gustavo Malagi, Idalmir dos Santos

Resumo


Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de diferentes doses de esterco líquido de suínos, sob os aspectos nutricionais e a relação destes com a incidência e severidade de antracnose na cultura da soja e sob a produtividade de grãos. Houve um incremento linear das concentrações de N e K nos tecidos foliares com aumento das doses de ELS utilizadas no experimento. A incidência de antracnose diminuiu linearmente em decorrência da aplicação de doses crescentes de ELS, que foi atribuída ao acréscimo nos teores de K no tecido foliar. As doses crescentes de ELS proporcionaram um aumento quadrático da produtividade de grãos na cultura da soja, e a -1 maior produtividade obtida foi de 2.412 kg ha com a 3 -1 aplicação de 120 m ha de ELS.

Palavras-chave


ELS. nutrição mineral. antracnose da soja. produtividade. N e K.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONAZZI, N. & PERIN, R T. Ensaio Nacional de Aveias forrageiras em Entre Rios-Guarapuava-PR, 2000.In: Reunião Da Comissão Brasileira De Pesquisa De Aveia, 21. Lages: UDESC, 2001. p.365.

FLOSS, E. L, O papel da aveia como uma agricultura sustentável. In: Reunião Da Comissão Brasileira De Pesquisa De Aveia, 21. Lages: UDESC, 2001.

MATZENBACHER, R. G. Ensaio com aveias brancas de duplo propósito na FUNDACEP. In: Reunião Da Comissão Brasileira De Pesquisa De Aveia, 21. Lages: UDESC, 2001.

REUNIÃO DA COMISSÃO CENTRO-SUL BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO,19.,2004, Londrina; REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRITICALE, 10.,2004. P. 218. Informações técnicas das Comissões Centro-Sul Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale para Safra de 2004, Londrina: Comissão Centro Sul Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, 2004.

TEDESCO, M. J.; GIANELLO, C.; BISSANI, C. A.; BOHNEN, H.; VOLKWEIS, S. J.; Análise de Solo, Plantas e Outros Materiais. 2. ed. Porto Alegre, Departamento de Solos, Universidade Federal de Rio Grande do Sul, 1995. 174 p. (Boletim Técnico 5).




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.