Metabolização diferencial de herbicidas da Protox como provável causa da resistência simultânea em biótipos de Euphorbia heterophylla

Mara Stoco Gustmann, Michelangelo Müzell Trezzi, Ricardo Viola, Adriano B. Machado, Edson Franchin

Resumo


Três são os principais mecanismos que conferem resistência de plantas daninhas a herbicidas: alteração no sítio de ação do herbicida, metabolização ou detoxificação do herbicida e reduzida absorção e translocação. O objetivo deste trabalho foi investigar se a metabolização do herbicida é a causa da resistência simultânea a inibidores da PROTOX e a inibidores da ALS. O experimento foi conduzido em vasos com delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em: 1.Testemunha sem aplicação; 2.(inseticida chlorpyrifos); 3.(Flumiclorac); 4.(Flumiclorac + chlorpyrifos). Foi avaliada a injúria das plantas de EPHHL. A avaliação inicial de injúria indicava a metabolização do herbicida como possível causa da resistência em biótipos de EPHHL com resistência simultânea a inibidores da ALS e da PROTOX. Entretanto, posteriormente à primeira avaliação de injúria, as plantas de EPHHL R, passaram a apresentar um decréscimo da toxidade do herbicida. Dessa forma, esse experimento preliminar de avaliação de metabolização indica ser pequena a probabilidade de que a resistência de EPHHL a PROTOX ser devido a maior metabolização do herbicida.

Palavras-chave


Amendoim Bravo. Biótipos. Resistente. Suscetível. Investigação.

Texto completo:

PDF

Referências


FELIPPI, C.L.; TREZZI, M.M.; MATTEI, D.; CARNIELETTO, C.E.; SILVA, H.L. Ocorrência de biótipos de Euphorbia heterophylla e Bidens spp resistentes a inibidores da enzima ALS e da PROTOX, no sudoeste e oeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 24, 2004, Águas de São Pedro-SP. Resumos... Piracicaba: SBCPD, 2004.

SEIFERT, G.; VOLL, E.; Cobertura de aveia e calagem sobre amendoim-bravo em semeadura direta de soja. Planta Daninha, v. 18, n. 2, p. 309-321, 2000.

SUDA, C. N. K.; PEREIRA, M. F. D. A.; Sensibilidade à luz de sementes de Euphorbia heterophylla L. Durante a germinação. Revista brasileira de fisiologia vegetal, v.9, n. 1, p. 55-64, 1997.

TARDIF, F. J.; POWLES, S. B. Effect of malathion on resistance to soil-applied herbicides in a population of rigid ryegrass. Weed Science, v. 47, p. 258-261, 1999.

VARGAS, L.; SILVA, A.A.; BORÉM, A.; REZENDE, S.T.; FERREIRA, F.A.; SEDIYAMA, T. Resistência de plantas daninhas a herbicidas. Viçosa: Leandro Vargas, 1999.

VIDAL, R. A. Herbicidas: mecanismos de ação e resistência de plantas. Porto Alegre: Ribas Vidal, 1997.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.