Eficiência de fungicidas no controle da antracnose (Colletotrichum dematium var. truncata) da soja (Glicine max)

Paulo Adami, Idalmir dos Santos, Marcia Franchin, Laércio Sartor, Diogo Tartaro, Evandro Nunes, Fernando Xavier

Resumo


Com o objetivo de avaliar a eficiência de fungicidas no controle da Antracnose da soja (Colletotrichum dematium var. truncata), foi executado um ensaio compreendido entre os meses de novembro de 2005 e maio de 2006, na região sudoeste do Paraná, município de Pato Branco. Utilizou-se a cultivar de soja BRS 234, sendo o delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições e 15 tratamentos. Os fungicidas foram aplicados em dois momentos, primeira aplicação em estagio R1 e segunda em R4/R5.1. Foram feitas avaliações de incidência e severidade antes de cada aplicação e em estágio R7, além das avaliações: produção de grãos, número de vagens por planta e peso de 100 sementes. A maior produtividade de grãos foi obtida no tratamento com Sphere ®, Cerconil ® e Score ® . Todos os tratamentos tiveram maior produção que a testemunha e os fungicidas demonstraram algum controle na antracnose da soja.

Palavras-chave


Antracnose na soja. Colletotrichum dematium. fungicidas.

Texto completo:

PDF

Referências


EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja. Tecnologias de produção de soja. Londrina, 2003. 195p.

GALLI, J.A.; PANIZZI, R. C.; FESSEL, S. A.; SIMINI, F.; FUMIKO, I. Efeito de Colletotrichum dematium var. truncata e Cercospora kikuchii na germinação de sementes de soja. Revista Brasileira de Sementes. v.27, n.2. Pelotas, RS, 2005.

KLINGELFUSS, L. H.; YORINORI, J. T. Infecção Latente de Colletotrichum truncatum e Cercospora kikuchii em soja. Fitopatologia Brasileira. v.26. n.2. Brasília, junho de 2001.

REIS, E.M.; FORCELINI, C.A.; REIS,A.C. Manual de Fitopatologia. v. 2. 4.ed. Editora: Insular, Florianópolis, SC, 2001.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.