Eficiência de fungicidas no controle da antracnose (Colletotrichum dematium var. truncata) da soja (Glicine max)
Resumo
Com o objetivo de avaliar a eficiência de fungicidas no controle da Antracnose da soja (Colletotrichum dematium var. truncata), foi executado um ensaio compreendido entre os meses de novembro de 2005 e maio de 2006, na região sudoeste do Paraná, município de Pato Branco. Utilizou-se a cultivar de soja BRS 234, sendo o delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições e 15 tratamentos. Os fungicidas foram aplicados em dois momentos, primeira aplicação em estagio R1 e segunda em R4/R5.1. Foram feitas avaliações de incidência e severidade antes de cada aplicação e em estágio R7, além das avaliações: produção de grãos, número de vagens por planta e peso de 100 sementes. A maior produtividade de grãos foi obtida no tratamento com Sphere ®, Cerconil ® e Score ® . Todos os tratamentos tiveram maior produção que a testemunha e os fungicidas demonstraram algum controle na antracnose da soja.
Palavras-chave
Antracnose na soja. Colletotrichum dematium. fungicidas.
Texto completo:
PDFReferências
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja. Tecnologias de produção de soja. Londrina, 2003. 195p.
GALLI, J.A.; PANIZZI, R. C.; FESSEL, S. A.; SIMINI, F.; FUMIKO, I. Efeito de Colletotrichum dematium var. truncata e Cercospora kikuchii na germinação de sementes de soja. Revista Brasileira de Sementes. v.27, n.2. Pelotas, RS, 2005.
KLINGELFUSS, L. H.; YORINORI, J. T. Infecção Latente de Colletotrichum truncatum e Cercospora kikuchii em soja. Fitopatologia Brasileira. v.26. n.2. Brasília, junho de 2001.
REIS, E.M.; FORCELINI, C.A.; REIS,A.C. Manual de Fitopatologia. v. 2. 4.ed. Editora: Insular, Florianópolis, SC, 2001.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.