Avaliação da resistência mecânica de pavers fabricados com resíduos de pneus em substituição parcial do agregado miúdo

Silvia Paula Sossai Altoe

Resumo


O aproveitamento de resíduos industriais como matéria prima no setor da construção civil vem sido discutido de forma exaustiva pelas mais diversas linhas de pesquisa, uma vez que o setor demonstra ter grande potencial para absorver os mais diferentes tipos de resíduos dos mais variados processos produtivos. A reciclagem é uma proposta que consegue responder de forma satisfatória duas questões ambientais importantes: a destinação adequada para os resíduos industriais e a redução do consumo de recursos naturais, já que a indústria da Construção Civil é a que mais consome este tipo de recurso anualmente. Esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade da utilização de do resíduo de pneu inservível, na forma moída, na confecção de blocos de concreto para pavimentação, em substituição parcial da areia. Com isto, espera-se contribuir para diminuição do simples despejo destes resíduos na natureza, além de buscar formas econômicas e eficazes de sua reciclagem. O trabalho estudou a resistência mecânica e a absorção de água de corpos de prova de concreto fabricados com e sem resíduos, avaliando assim a viabilidade da utilização. Foram utilizados 4 teores de substituição: 2%, 5%, 7% e 10%, na tentativa de definir um comportamento para as características estudadas quando da substituição proposta.


Palavras-chave


: Pneu inservível. Paver. Resistência à compressão. Reciclagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTOÉ, S. P. S. Estudo da potencialidade da utilização de cinza de bagaço de cana-de-açúcar e resíduos de pneus inservíveis na confecção blocos de concreto para pavimentação. 176f. 2012. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Maringá, 2011.

AMADEI, I. B. A. Avaliação de blocos de concreto para pavimentação produzidos com resíduos de construção e demolição do Município de Juranda/PR. 153 f. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Maringá, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248. Agregados Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003.

BRASIL. Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de

Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 de Ago. 2010. Disponível em:

. Acesso em: 27

Jun. 2011.

BRASIL. Resolução CONAMA Nº 416 de 30 de setembro de 2009. Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências.. Disponível em http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=616/. Acesso em: 15 Ago. 2011.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA PNEUMÁTICA - ANIP. Produção Produção brasileira de pneus 2010. 2011. Disponível em: .Acesso em: 23 Ago. 2011.

FIORITI, C. F. Pavimentos intertravados de concreto utilizando resíduos de pneu como material alternativo. 202 f. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

FIORITI, C. F; INO, A.; AKASAKI, J. L. Análise experimental de blocos intertravados de concreto com adição de resíduos do processo de recauchutagem de pneus. Acta Scientiarum. Technology, Maringá, v. 32, n. 3, p. 237-244, 2010. Disponível em: .Acesso em 15 Jul. 2011.

GRANZOTTO, L. Concreto com adições de borracha: uma alternativa ecologicamente viável. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Maringá, 2010.

HELENE, P.; TERZIAN, P. Manual de dosagem e controle do concreto. São Paulo:Pini/Senai, 1992, 313p.

JOHN, V. M. Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. 2000. 113 f. Tese (Livre Docência) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 2000




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.