Análise do ligante asfáltico modificado com poliestireno de copos descartáveis

Lucas Lauer Verdade, Bianca Araújo de Paiva, Paulo Henrique Rodrigues

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo testar a hipótese que a adição de proporções adequadas do poliestireno de copos descartáveis possa melhorar as características físicas do CAP, comparando diferentes porcentagens de adição de poliestireno (1%, 3% e 5%) com o CAP sem modificação, para a realização dos ensaios de penetração, ponto amolecimento e ponto de fulgor. O ligante asfáltico modificado com polímero é usado para melhorar o desempenho do pavimento quanto aos principais defeitos, trinca por fadiga e deformação permanente e como o poliestireno não é comumente utilizado como modificador, este trabalho busca testá-lo como alternativa, visto que na cidade de Campo Mourão PR não há interesse pela reciclagem dos copos descartáveis. Os copos descartáveis foram moídos e então incorporados ao CAP. Para a modificação com 5% de poliestireno, observou-se que o ligante acaba resistindo a maiores temperaturas sem perder suas principais características, porém leva à perda de consistência do pavimento. Assim, foi concluído que o poliestireno como modificador do ligante asfáltico não deve ser utilizado para estradas com alto tráfego de veículos.

Palavras chave: Ligante Asfáltico Modificado. Poliestireno. Copos Descartáveis. Ensaios.


Palavras-chave


Ligante Asfáltico Modificado; Poliestireno; Copos Descartáveis; Ensaios;

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Determinação do Ponto de Amolecimento de Materiais Betuminosos Método do Anel e Bola: ABNT/MB-164/NBR 6560. Rio de Janeiro, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Materiais Betuminosos Determinação da Penetração: ABNT/ NBR 6576. Rio de Janeiro, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Produtos de Petróleo Determinação do Ponto de Fulgor e de Combustão em Vaso Aberto de Cleveland: ABNT/ NBR 11341. Rio de Janeiro, 2004.

CNT, Confederação Nacional do Transporte. Pesquisa CNT de Rodovias 2016: Relatório gerencial. 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2017.

INFANTE, Ana F., SANTANILLA, Elsa F., AMAYA, Claudia P., CAMELO, Martha R. Contrastación entre el asfalto modificado com poliestireno y llanta triturada empleando dos métodos de mesclado. Revista Épilson, Bogotá, n. 10, p. 67-79, jan-jun. 2008.

SANTOS, Thais M.; AMADEO, Raíssa M.; GUAZZELLI, Gustavo M.; CORNELI, Vanessa. Coleta Seletiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Campo Mourão. In: Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 5, 2015, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão, 2015.

SPECHT, Luciano P. Avaliação de misturas asfálticas com incorporação de borracha reciclada de pneus. 2004. 280 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.