Extração, identificação e quantificação de cafeína em chá composto (Camellia sinensis e Hibiscus sabdariffa L.) por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE)

Sandra Liliana Albornoz Marín, Daiane Pereira, Rafaela Carminatti, Tatiane Luiza Cadorin Oldoni, Marcio Barreto Rodrigues

Resumo


A espécie Camellia sinensis apresenta em sua composição química diferentes classes de compostos, dentre as quais se destacam os compostos fenólicos como as catequinas, cafeína e aminoácidos, os quais têm sido relacionados com atividades biológicas no organismo. Atualmente existem comercialmente disponíveis misturas de plantas para produção de chás compostos, o que proporciona variações no aroma e sabor dos chás produzidos a partir destas combinações. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo foi identificar e quantificar o teor de cafeína presente no extrato de chá composto por folhas e talos de chá preto (Camellia sinensis (L.) Kuntze e flores de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.). A amostra de chá foi adquirida no comércio local da cidade de Pato Branco-PR. A extração da cafeína foi realizada utilizando água e para a purificação do extrato foram avaliadas e comparadas duas técnicas: Extração Líquido-Líquido (ELL) e Extração em Fase Sólida (SPE). Para o trabalho de identificação e quantificação foi utilizada a técnica de Cromatografia Liquida de Alta Eficiência com detector de arranjo de diodos (CLAE-DAD). A quantificação foi realizada utilizando padrão autêntico de cafeína preparado em concentrações que variaram de 10 a 200 µg.mL-1. No procedimento analítico foram calculados os limites de detecção (LD) (0,33 µg.mL-1), quantificação (LQ) (1,1  µg.mL-1) e linearidade (0,9941). Os teores de cafeína obtidos para os métodos ELL e SPE foram respectivamente de 124,08 mg/g e 1,11 mg/g. Desta forma, foi possível concluir que a técnica de extração mais adequada foi a ELL e que a CLAE-DAD apresenta elevada sensibilidade.

Palavras-chave


Limite de detecção (LD); limite de quantificação (LQ); chá; cafeína; CLAE

Texto completo:

PDF