DIFERENÇA NO PREÇO DE PRODUTOS CONVENCIONAIS E ORGÂNICOS E O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CONSUMIDOR DE ORGÂNICO

Ben-Hur Azzolini, Cassiano Forner, Josemar Roberto Gorczyca, Eduardo Anhaia Bernardi, Edson Roberto Silveira

Resumo


A agricultura orgânica está atraindo maior número de interessados pela busca por produtos de melhor qualidade e que em sua produção não oferece riscos ao consumidor, ao produtor e o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi de comparar o preço de vários produtos agrícolas convencionais e orgânicos em diferentes supermercados da cidade de Pato Branco PR e também traçar um perfil socioeconômico do típico consumidor de produtos orgânicos. A pesquisa foi efetuada através da pesquisa de preço e do uso de questionário sócio-econômico junto aos consumidores. Observou-se que o preço pago a mais pelo produto orgânico é, em média, 34,51% em relação ao convencional, sendo que 11,11% dos consumidores entrevistados adquirem somente produtos de origem de produção orgânica, enquanto que 69,84% consomem produtos tanto de produção orgânica quanto convencional. Também se verificou que a preferência na compra de orgânicos era devido a motivos ligados à saúde proporcionada pelo produto.

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