COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE OVINA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO E CIDADES DO PARANÁ
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar resultados originados em levantamento de análise mercadológica de produtos de carne ovina, ofertados em cidades interior do Estado de São Paulo, e Londrina e Maringá no Paraná, tendo em vista a possibilidade de atendimento a mercados locais e/ou regionais. Para tanto, foram adquiridos 80 produtos em 21 estabelecimentos comerciais de varejo, que após passarem por desossa e separação das porções de carne, osso e gordura, tiveram suas pesagens realizadas para posterior caracterização de rendimento em carne e ajuste de preços de venda em função de proporções observadas. Os resultados obtidos foram avaliados através de análise de frequências e análise de correspondência. Produtos originados de cortes da paleta e pernil formaram a maior parte dos itens amostrados (37,5% e 28,7%). Foi observada uma grande amplitude de preços para os produtos adquiridos sendo que os preços médios variavam de R$26,89/kg; R$36,70/kg; R$46,35 respectivamente entre o produto embalado, desossado e limpo (somente carne). As análises de correspondência apontam que as carnes ovinas encontrada no Paraná estão fortemente associadas a produtos argentinos, gaúchos e de origem local; assim como estão associadas a produtos com inspeção municipal ou sem inspeção formal. Ademais, os preços de venda corrigidos podem ser considerados elevados conferindo menor competitividade quando comparados a outros produtos cárneos nobres de bovinos e suínos.
Palavras-chave
agroindústria, marketing, mercados locais, ovinocultura