COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE OVINA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO E CIDADES DO PARANÁ

Ricardo Firetti, Ana Lucia Luz Alberti, Marilice Zundt

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar resultados originados em levantamento de análise mercadológica de produtos de carne ovina, ofertados em cidades interior do Estado de São Paulo, e Londrina e Maringá no Paraná, tendo em vista a possibilidade de atendimento a mercados locais e/ou regionais. Para tanto, foram adquiridos 80 produtos em 21 estabelecimentos comerciais de varejo, que após passarem por desossa e separação das porções de carne, osso e gordura, tiveram suas pesagens realizadas para posterior caracterização de rendimento em carne e ajuste de preços de venda em função de proporções observadas. Os resultados obtidos foram avaliados através de análise de frequências e análise de correspondência. Produtos originados de cortes da paleta e pernil formaram a maior parte dos itens amostrados (37,5% e 28,7%). Foi observada uma grande amplitude de preços para os produtos adquiridos sendo que os preços médios variavam de R$26,89/kg; R$36,70/kg; R$46,35 respectivamente entre o produto embalado, desossado e limpo (somente carne). As análises de correspondência apontam que as carnes ovinas encontrada no Paraná estão fortemente associadas a produtos argentinos, gaúchos e de origem local; assim como estão associadas a produtos com inspeção municipal ou sem inspeção formal. Ademais, os preços de venda corrigidos podem ser considerados elevados conferindo menor competitividade quando comparados a outros produtos cárneos nobres de bovinos e suínos.

Palavras-chave


agroindústria, marketing, mercados locais, ovinocultura

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