VOZ SOBRE IP: UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE E PROVENDO QUALIDADE DE SERVIÇO
Resumo
Desde sua origem, a Internet tem apresentado constante evolução quanto às aplicações utilizadas na rede. A tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) tem como finalidade a união do transporte de voz e dados em uma única rede de serviços e para isso utiliza-se de toda estrutura já existente relacionada à Internet e de tecnologias de digitalização de voz e protocolos de transporte de dados em tempo real. Porém a transmissão de voz codificada em uma rede com o protocolo IP possui características peculiares e relevantes a se considerar. Como o IP, por si só, não oferece nenhuma garantia de Qualidade de Serviço, categorizado como tráfego de melhor esforço (best-effort), outros protocolos e soluções complementares devem ser agregados na formação da solução final, para permitirem um resultado comparável com o observado na rede de voz convencional. O software livre Asterisk provê a criação de um ambiente VoIP, e o Linux possui duas ferramentas para fazer o controle de tráfego de rede, o Traffic Control (TC) e o Hierarchical Token Bucket (HTB). Sendo assim, este trabalho utiliza-se destes componentes para o estudo da criação de um ambiente VoIP, definindo regras, para atingir um nível de satisfação neste tipo de serviço.
Palavras-Chave: Voz sobre IP, Convergência, QoS, Qualidade de Serviços.