A INSERÇÃO DO BIODESIGN COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR EM CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA: ETAPA DE PLANEJAMENTO

Andréia Mesacasa, Arminda Almeida Rosa, Clariana Maria Werkauser Bressiani, Maria de Lourdes Bernartt

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever a etapa de planejamento necessária à implantação do projeto denominado A inserção do biodesign enquanto prática pedagógica interdisciplinar em Centros Familiares de Formação por Alternância CEFFAs a ser desenvolvido na Casa Familiar Rural do município de Manfrinópolis - PR. A superação dos saberes fragmentados pela modernidade, a valorização dos conhecimentos do homem do campo em relação à natureza, bem como das culturas regionais integram a problemática deste estudo, fundamentado por meio de pesquisa bibliográfica. A interdisciplinaridade é uma prática que permeia a Pedagogia da Alternância introduzida nos CEFFAs, logo, estes se constituem em locais próprios para a conexão de saberes de diversas áreas. Neste sentido, o biodesign, ferramenta de criatividade definida pela observação da natureza no processo de desenvolvimento de produtos, associa-se ao Plano de Formação dos CEFFAs, atuando como prática pedagógica interdisciplinar. Sobretudo, este estudo realça a possibilidade de se trabalhar com elementos regionais, que carregam em si essência e personalidade, envolvendo a análise dos recursos ancorados no meio rural.

 


Palavras-chave


Biodesign, Interdisciplinaridade, Pedagogia da Alternância.

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