CENTRO DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA E A CRISE SOCIOAMBIENTAL NA MODERNIDADE

Clariana Maria Werkauser Bressiani, Hieda Maria Pagliosa Corona

Resumo


O presente trabalho apresenta uma reflexão a respeito de como a Pedagogia da Alternância, dos Centros Familiares de Formação por Alternância, possibilita meios para a construção de ações que preconizam um ambiente favorável para a manifestação tanto da subjetivação quanto da racionalização (TOURAINE, 1994). Isso porque, as práticas convencionais da escola moderna estão fundamentadas na reprodução do conhecimento considerado válido, o qual está fundamentado na ciência, sob a ótica da racionalização e a redução do papel dos sujeitos do conhecimento. Através da prática da interdisciplinaridade e dos instrumentos pedagógicos, as CEFFAS mantêm estratégias educativas que possibilita romper em parte com o paradigma dominante, porque o ensino acontece na relação integrada entre aluno-família-comunidade-CEFFAS, visando articular a realidade vivida pela família e o processo educativo.

Palavras-chave


Agricultura Familiar, Centro de Formação por Alternância, Subjetivação e Racionalização.

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