REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA URBANA

Ederson Henrique de Souza Machado, Edival Sebastião Teixeira

Resumo


O presente artigo consiste no relato parcial de uma pesquisa que vem acontecendo desde agosto de 2010 e que tem por objetivo identificar as representações sociais de meio ambiente em estudantes de escolas rurais e urbanas localizadas na região sudoeste do Paraná. Esse trabalho insere-se em um âmbito de pesquisa mais amplo que objetiva contribuir nas discussões sobre as relações entre as práticas pedagógicas e as Representações Sociais de Meio Ambiente. São apresentadas as representações sociais de meio ambiente de 46 estudantes do 3o ano do ensino médio em Itapejara DOeste, Paraná. Os dados foram coletados sob a utilização de instrumento de evocação livre e organizados de acordo com a teoria do núcleo central da representação. A análise sugere que as representações sociais de meio ambiente dos sujeitos da pesquisa estão vinculadas a uma visão conservadora de meio ambiente, devido à ênfase dada aos recursos naturais e ações de manutenção ecológica em detrimento de categorias que salientassem o fator humano e as relações sociais.

Palavras-chave


Representações Sociais, Educação Ambiental e Meio Ambiente

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