O TRABALHO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES E LIMITES

Ricardo Palaro, Maria de Lourdes Bernartt

Resumo


Questões acerca da educação do campo vêm sendo discutidas pela Pedagogia da Alternância, tendo por característica, o desenvolvimento integral do jovem que se encontra no meio rural. A proposta não é apenas evitar o êxodo rural, mas sim, melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no campo e de atividades agrícolas. A proposta não é excludente, isto é, engloba tanto aspectos rurais quanto urbanos, pensando justamente na integralidade da formação do individuo que não está excluído no mundo, mas sim, inserido nele. O questionamento que se levanta é sobre a possibilidade de captar nessa prática pedagógica elementos da categoria trabalho bem como também elementos da categoria trabalho como princípio educativo. O pano de fundo é analisar as possibilidades e limites da Pedagogia da Alternância frente à superação do modo de produção capitalista ou se ela é simplesmente mais uma artimanha da burguesia para fazer a revolução no campo.


Palavras-chave


Trabalho, Pedagogia da Alternância, Princípio Educativo

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