FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DISCENTE NA UNIVERSIDADE: FACES DE UMA MESMA MOEDA

Anselmo Pereira de Lima, Dalvane _ Althaus, Claudinéia Lucion Savi Rodrigues

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiências na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mais especificamente no Campus Pato Branco, a respeito da implementação do Departamento de Educação (Deped) e de seus Núcleos. No Núcleo de Ensino (Nuens) está em andamento um Programa de Formação Continuada de Professores. Sua metodologia de pesquisa e intervenção consiste na disponibilidade voluntária de professores para colaborar e participar de procedimentos de filmagem de aulas e de entrevistas, dos quais resultam documentários em vídeo que são compartilhados com outros professores em reuniões de reflexão sobre a prática docente. No Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape), há uma proposta inicial de trabalho direcionado aos discentes. Esta tem por objetivo desenvolver a organização, a autonomia e a participação dos acadêmicos nos espaços que compõem a Universidade, levando-os a um engajamento, em parceria com os docentes, na resolução de problemas do cotidiano universitário. A fundamentação teórica dessas iniciativas consiste em um conjunto articulado de teorias provenientes de ciências como a Línguistica, a Linguística Aplicada, a Psicologia Histórico-Cultural, a Psicologia do Trabalho, a Ergonomia da Atividade e a Pedagogia.

Palavras-chave


docência, discência, formação continuada

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