EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE DOS APLS

Marcos Junior Marini, Christian Luiz da Silva

Resumo


A sociedade mundial está vivenciando profundas transformações, com a reestruturação da dinâmica setorial, institucional e organizacional. Com este novo padrão tecnoeconômico, o conhecimento passa a ser um componente fundamental, e a concentração de empresas uma condição para as práticas inovativas e a competitividade. Neste cenário, a pesquisa objetiva avaliar as discussões sobre o fator educacional para o desenvolvimento local, a partir do enfoque dos arranjos produtivos locais. Considerando os procedimentos metodológicos, a pesquisa está classificada como explicativa, baseada no método bibliográfico, a partir de uma análise qualitativa de fontes secundárias. Os resultados revelaram que poucas discussões acadêmicas desta temática inserem com maior profundidade a questão das instituições de ensino e pesquisa em sua análise. Como recomendação, é indicada a necessidade de promover uma maior interação entre estas instituições e os demais atores do arranjo produtivo local, na perspectiva de uma mobilização sinérgica dos recursos territoriais.

Palavras-chave


Educação. Desenvolvimento Local. Arranjos Produtivos Locais.

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