Fatores que influenciam na decisão de compra entre supermercados e minimercados para moradores de bairros

Altieri Biondo, Geysler Rógis Flor Bertolini

Resumo


Este estudo tem como primeiro objetivo identificar os principais fatores que influenciam o consumidor, morador de bairro, na escolha entre comprar nos minimercados próximos à sua casa e deslocar-se por maiores distâncias até os grandes supermercados localizados no centro da cidade. Foi realizado através de pesquisa exploratória que utilizou como ferramenta um questionário aplicado a moradores de bairros da cidade de Cascavel PR, onde não há presença de grandes mercados. A partir da análise dos dados obtidos, observa-se que 72,36% dos entrevistados compram preferencialmente em supermercados, orientados principalmente por uma noção de que estes estabelecimentos disponibilizam mais promoções e praticam preços mais baixos. Com base nestes resultados e objetivando justificar ou não, a preocupação dos consumidores com relação ao preço, fez-se em seguida uma segunda pesquisa com a característica de tomada de preços, aplicada a 20 estabelecimentos do varejo de alimentos abordando supermercados e minimercados. O resultado obtido contraria a visão dos consumidores de que os minimercados praticam preços mais altos.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 CAP Accounting and Management