A TRAJETÓRIA DA PESQUISA "REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA"

Maria de Lourdes Bernartt, Giovana Pezarico

Resumo


Este artigo objetiva apresentar a trajetória de uma pesquisa
desenvolvida por professores e alunos vinculados ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e ao grupo de Pesquisa CEPAD centro de Pesquisa e Apoio ao desenvolvimento Regional, da UTFPR campus Pato Branco. A pesquisa denominada Referenciais Teóricos e Metodológicos da Educação do Campo: a Pedagogia da Alternância iniciou-se em 2006, e está na sua terceira fase de execução. Na sua primeira fase, a pesquisa de caráter exploratório limitou-se a levantar e a analisar a produção acadêmica brasileira sobre Pedagogia da Alternância de 1969 a 2006, de acordo com objetivos específicos estabelecidos. Na sua segunda fase, constituiu-se em fase de campo, com visitas às 16 Casas Familiares Rurais da região sudoeste do Paraná, alem de dar continuidade ao levantamento da produção acadêmica sobre a temática. Na terceira
fase, os pesquisadores propõem a ampliação do universo de
investigação, mediante a pesquisa participante com estágios de
vivência em nove CFR´s do Sul do Brasil.

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