CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE RODOVIAS PARANAENSES: ASSOCIAÇÃO ENTRE AS FONTES DE FINANCIAMENTO E O PORTE DAS EMPRESAS
Resumo
A estrutura de capital indica as proporções de financiamento
com recursos próprio e de terceiros de longo prazo. Em relação às companhias de capital aberto e fechado, a literatura indica não haver diferenças nos custos e benefícios de se tomar recursos emprestados. O objetivo do trabalho que originou esse artigo é avaliar a relação existente entre a estrutura de capital das concessionárias de rodovias e o porte das empresas. A revisão teórica do artigo inicia com estrutura de capital contendo tópicos inerentes à Teoria da: Hierarquia Pecking Order, Irrelevância - MM, Estrutura Ótima de Capital; segue identificando diferenças entre a estrutura de capital em empresas de capital fechado versus capital aberto e finaliza apresentando as características da concessão de serviços públicos de rodovias. A metodologia utilizada é empírico-analítica, realizada por meio de coleta, cálculo e análise dos dados nas demonstrações financeiras das concessionárias de
rodovias de 1998 a 2005. A técnica de estatística adotada para o estudo foi a análise discriminante múltipla de três grupos. Considerando se as limitações da pesquisa, constatou-se que o modelo não selecionou nenhuma variável significativamente discriminante indicando que os índices de estrutura de capital e a composição do capital próprio e de terceiros não influenciaram nos portes das concessionárias de rodovias no Paraná, aceitando a hipótese nula. O artigo indica a necessidade de se expandir a pesquisa para concessionárias em outros Estados e períodos para poder generalizar as conclusões.
com recursos próprio e de terceiros de longo prazo. Em relação às companhias de capital aberto e fechado, a literatura indica não haver diferenças nos custos e benefícios de se tomar recursos emprestados. O objetivo do trabalho que originou esse artigo é avaliar a relação existente entre a estrutura de capital das concessionárias de rodovias e o porte das empresas. A revisão teórica do artigo inicia com estrutura de capital contendo tópicos inerentes à Teoria da: Hierarquia Pecking Order, Irrelevância - MM, Estrutura Ótima de Capital; segue identificando diferenças entre a estrutura de capital em empresas de capital fechado versus capital aberto e finaliza apresentando as características da concessão de serviços públicos de rodovias. A metodologia utilizada é empírico-analítica, realizada por meio de coleta, cálculo e análise dos dados nas demonstrações financeiras das concessionárias de
rodovias de 1998 a 2005. A técnica de estatística adotada para o estudo foi a análise discriminante múltipla de três grupos. Considerando se as limitações da pesquisa, constatou-se que o modelo não selecionou nenhuma variável significativamente discriminante indicando que os índices de estrutura de capital e a composição do capital próprio e de terceiros não influenciaram nos portes das concessionárias de rodovias no Paraná, aceitando a hipótese nula. O artigo indica a necessidade de se expandir a pesquisa para concessionárias em outros Estados e períodos para poder generalizar as conclusões.
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