O comportamento do consumidor e sua percepção da variável ambiental

Loreni Teresinha Brandalise, Álvaro Guillermo Rojas Lezana, Cláudio Antonio Rojo

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de avaliação da percepção do
consumidor considerando a variável ambiental nas etapas da Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV). A concepção do modelo considera três elementos que atuam sobre o consumidor no macro ambiente: a variável ambiental, os estímulos e as influências que incidem sobre outros três elementos associados ao produto e ao consumidor: a ACV, a percepção e o processo de compra. O modelo objetiva levantar informações através da caracterização do produto e da identificação dos aspectos ambientais considerados no processo de decisão de compra do consumidor e sua preocupação nas etapas da ACV. Essas informações contribuem para nortear as ações empresariais relativas a novas oportunidades de negócio, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Variável ambiental; ACV; Comportamento do
consumidor; Percepção.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais