O Curso de Ciências Contábeis da UTFPR no Enade 2006
Resumo
O Ministério da Educação (MEC) regulamentou, a partir
de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
(SINAES), que tem por finalidade a melhoria da educação
superior no país. Esse sistema de avaliação compreende vários aspectos inerentes ao ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, estrutura física e desempenho dos alunos, sendo este último realizado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Tal exame tem por finalidade aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades e competências. As questões da prova envolvem conhecimento geral, com peso 25% e conhecimentos específicos, com peso 75%, aplicados aos alunos ingressantes e
concluintes. A avaliação do exame possui dois conceitos, sendo
eles: O Conceito ENADE e o IDD conceito, sendo o primeiro
formado pela média ponderada dos concluintes e
ingressantes, tanto no conhecimento geral e específico, enquanto o segundo é a diferença entre o desempenho observado e esperado. Os dois conceitos podem variar de 1 a 5, sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor
resultado possível. No ano de 2006 foram
avaliados cursos de 15 áreas, entre eles o
Curso de Ciências Contábeis. Nessa área
participaram do exame 772 cursos, dentre eles,
apenas 6, listados no Quadro 1, obtiveram conceito
máximo, tanto no Conceito ENADE, quanto no IDD
Conceito, ou seja, 0,78% dos cursos do Brasil. No Estado
do Paraná, 63 cursos de Ciências Contábeis foram avaliados
sendo que 2 destes obtiveram o conceito máximo nos
dois índices, ou seja, 3,12% dos cursos do Estado.
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir o desempenho
dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo que os
mesmos atingiram a pontuação máxima nos dois índices do
ENADE, figurando, portanto, entre os 6 melhores cursos do
Brasil segundo a avaliação proposta pelo Ministério da Educação.
de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
(SINAES), que tem por finalidade a melhoria da educação
superior no país. Esse sistema de avaliação compreende vários aspectos inerentes ao ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, estrutura física e desempenho dos alunos, sendo este último realizado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Tal exame tem por finalidade aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades e competências. As questões da prova envolvem conhecimento geral, com peso 25% e conhecimentos específicos, com peso 75%, aplicados aos alunos ingressantes e
concluintes. A avaliação do exame possui dois conceitos, sendo
eles: O Conceito ENADE e o IDD conceito, sendo o primeiro
formado pela média ponderada dos concluintes e
ingressantes, tanto no conhecimento geral e específico, enquanto o segundo é a diferença entre o desempenho observado e esperado. Os dois conceitos podem variar de 1 a 5, sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor
resultado possível. No ano de 2006 foram
avaliados cursos de 15 áreas, entre eles o
Curso de Ciências Contábeis. Nessa área
participaram do exame 772 cursos, dentre eles,
apenas 6, listados no Quadro 1, obtiveram conceito
máximo, tanto no Conceito ENADE, quanto no IDD
Conceito, ou seja, 0,78% dos cursos do Brasil. No Estado
do Paraná, 63 cursos de Ciências Contábeis foram avaliados
sendo que 2 destes obtiveram o conceito máximo nos
dois índices, ou seja, 3,12% dos cursos do Estado.
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir o desempenho
dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo que os
mesmos atingiram a pontuação máxima nos dois índices do
ENADE, figurando, portanto, entre os 6 melhores cursos do
Brasil segundo a avaliação proposta pelo Ministério da Educação.
Texto completo:
PDFDireitos autorais