A Propaganda em Sala de Aula: Uma Técnica Pedagógica para o Ensino de Recepção e Produção de Textos

Marcia Oberderfer Consoli

Resumo


O objetivo do seguinte estudo foi abordar e apontar o uso de
propagandas como um instrumental interessante e criativo para
explorar inúmeros conteúdos relacionados ? comunicação e
presentes na disciplina de Língua Portuguesa, possibilitando a
interação do aluno com a linguagem publicitária, produzindo modos diferenciados de construção crítica do pensamento. O estudo baseouse em pesquisa exploratória com o apoio de pesquisa bibliográfica, dando ênfase ? Publicidade. Apresentou-se, uma proposta de trabalho com textos publicitários, levando o aluno ? função de receptor, para
analisá-los e criticá-los e em seguida também produzir textos de forma criativa, trazendo, deste modo, para a escola o papel de propiciadora de condições para uma leitura mais crítica da Publicidade, percebendo, nas mensagens, informação e manipulação. Finalmente, o estudo mostrou que a propaganda há de ser uma das contribuições na prática de elaboração de textos críticos e criativos e é, sem dúvida, uma das
possibilidades para estimular a leitura e a produção de textos.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais