Simulação de Cenários e a Estratégia nos Negócios

Claudio Antonio Rojo

Resumo


O propósito desse artigo está na simulação de cenários. Foi extraído do livro que resultou da tese de doutorado, de minha autoria, defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objeto de estudo focou a relação dos elementos que compõem um ambiente competitivo e como o competidor pode planejar seus movimentos em função do melhor resultado para o seu negócio, diante das configurações possíveis para o futuro. Tais elementos são compostos de variáveis críticas, que podem dar o suporte necessário para que uma simulação dos cenários seja utilizada como um meio de contribuição para a geração de possibilidades de tomadas de decisões estratégicas.
Cada possível cenário serve como um exercício de alerta, para que a organização não seja mais uma a começar a pensar a reação depois dos acontecimentos. Não assegura a acertividade, mas reduz a ansiedade por um futuro incerto, pois quem simula cenários conta com as possibilidades, portanto, sente-se mais seguro quanto a formulação de estratégias competitivas.
Palavras-chaves: Cenários; Planejamento Estratégico; Estratégias Competitivas.

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