Ponto de Equilíbrio Multiprodutos: Uma Nova Abordagem

Luiz Fernande Casagrande, Felipe Casiraghi Vysoczynski

Resumo


O objetivo principal da pesquisa foi propor uma abordagem que facilite o cálculo, apresentação e análise do ponto de equilíbrio contábil para multiprodutos. Para elaboração desta pesquisa organizou-se uma revisão da literatura especializada com a análise de 53 livros que abordam o tema e 169 artigos científicos pesquisados na base de dados do Google Scholar, para identificar o que já foi publicado sobre o tema. A nova abordagem foi desenvolvida a partir das equações apresentadas por Machado (2002). O ponto principal da nova abordagem é a utilização do conceito de complementaridade dada pelo somatório do Ponto de Equilíbrio Contábil Percentual (PEC%) e da Margem de Segurança percentual (MS%), em relação a Margem de Contribuição Total (MCT). Dentre os principais achados, pode-se destacar a facilidade de cálculo e análise dos resultados quando comparada às abordagens existentes. Também destaca-se a possibilidade de utilizar de forma padronizada a mesma equação de PEC(%), tanto para empresas que produzem e vendem um único produto, quanto para empresas multiprodutos. Por fim, com a abordagem proposta é possível calcular o PEC(%) para empresas que possuam no seu mix de produtos vendidos, um ou mais produtos com margens de contribuição negativa e/ou empresas com prejuízos, desde que a MCT da empresa seja positiva. A abordagem proposta é original pois não se encontrou na literatura especializada uma equação que padronize a análise de Custo-Volume-Lucro (CVL) para empresas que trabalham com um único produto ou multiprodutos. Além disso, pode-se considerar a nova abordagem relevante pois apresenta facilidade de cálculo e análise do ponto de equilíbrio multiprodutos na forma de percentual do faturamento ou dos produtos vendidos, integrando os conceitos de Ponto de Equilíbrio e Margem de Segurança na análise CVL. A principal contribuição teórica é a padronização de equações que possam ser aplicadas em qualquer tipo de empresa, (indústrias, comércio ou serviços) que comercializam um ou multiprodutos. A nova abordagem pode universalizar a análise CVL, inclusive transpondo pontos críticos como o cálculo do PEC(%) mesmo em empresas que apresentam produtos com margens de contribuição negativas ou prejuízo (desde que a MCT seja positiva). A nova abordagem possui um grande potencial na gestão das empresas, pois o ponto de equilíbrio multiprodutos é um relevante indicador de desempenho integrante da análise CVL, em que as dificuldades das abordagens existentes poderiam limitar seu uso.

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