Artigo II. CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE CUSTEIO PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA EM EMPRESAS QUE PARTICIPAM DE PROCESSO LICITATÓRIO

Carlos Eduardo de Oliveira, Lorraine Alves Fernandes, Érika Monteiro de Souza Alves Dias, Davy Antonio da Silva

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar o método de custeio utilizado pelas empresas de serviços que participam de processos de licitação, e a contribuição deste método para a formação do preço de venda dos serviços. Esta pesquisa, classificada como bibliográfica e descritiva, realizou coleta dos dados por meio de questionário em 20 empresas participantes de processos licitatórios junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e que atuam do ramo de prestação de serviços de promoção de eventos, especificamente com a locação de estruturas e contratação de shows. Os principais resultados apontam que 90% dos respondentes não utilizam método de custeio na elaboração da proposta de preço, porém, para a gestão de custos, 7 das 20 empresas utilizam o método de custeio variável, e 10% marcaram a opção outro, especificando que utilizam o preço de mercado, o que mostra um ponto de preocupação, pois são poucas empresas da amostra que possuem o auxílio de uma ferramenta de gerenciamento de custos para ajudar no planejamento e controle de custos e despesas, e assim, formular o preço de venda.

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