ALIENAÇÃO E SEUS EFEITOS NA MOTIVAÇÃO DOS TRABALHADORES: UM ESTUDO REALIZADO EM SUPERMERCADOS VAREJISTAS

Jose Antonio Pastre, Cleiciele Albuquerque Augusto

Resumo


O objetivo desse estudo foi compreender como a alienação pode influenciar os trabalhadores operacionais, no entendimento do seu trabalho e motivação, em supermercados na cidade de Maringá. Para tanto, foi desenhada uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas com funcionários que exercem funções operacionais, bem como com seus gestores, em três redes de supermercados em Maringá, no Estado do Paraná. Os resultados indicaram que todo o conjunto de regras impostas pelas empresas investigadas, para alcançar seus objetivos, mantém seus trabalhadores operacionais alienados e desmotivados. Isso afeta a relação dos funcionários com o seu trabalho, resultando, notadamente, em perdas com produtividade, dificuldade em formar líderes e alta rotatividade para as empresas. Conclui-se que, devido ao fato do nível de identificação com o trabalho ser superficial, a maioria dos funcionários pesquisados sente-se desvalorizada e não consegue corresponder às expectativas da empresa, tão pouco se desenvolver como profissionais.

Texto completo:

6-2715


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