ISO 9001 COMO FACILITADORA DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES

Luccas dos Reis Fabbris, Juliana Matte, Cassiane Chais, Paula Patrícia Ganzer, Daniel Hank Miri, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


A norma ISO 9001 é referência nos sistemas de qualidade, atraindo atenção dos gestores para implementá-la, pois possibilita o gerenciando de oportunidades e ameaças das atividades da empresa. Dessa forma, há a necessidade de visualizar a importância da aplicação da norma, buscando os motivos para a implantação da norma, as vantagens e desvantagens encontradas, a relação com a Gestão da Qualidade e o comprometimento dos funcionários. Portanto, este estudo tem o objetivo de analisar a importância da certificação NBR ISO 9001 na promoção da qualidade em uma empresa de transportes. A metodologia possui abordagem qualitativa, através de estudo de caso único, exploratório, por meio de entrevistas realizadas com um roteiro semiestruturado. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, identificou-se a importância da interação dos processos, da organização e padronização em que a norma beneficia, a motivação e o comprometimento dos funcionários no processo. Vale destacar a importância da participação da alta direção em todas essas questões e do alinhamento das informações em todos os níveis da empresa.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Luccas dos Reis Fabbris, Juliana Matte, Cassiane Chais, Paula Patrícia Ganzer, Daniel Hank Miri, Pelayo Munhoz Olea