ISO 9001 COMO FACILITADORA DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES
Resumo
A norma ISO 9001 é referência nos sistemas de qualidade, atraindo atenção dos gestores para implementá-la, pois possibilita o gerenciando de oportunidades e ameaças das atividades da empresa. Dessa forma, há a necessidade de visualizar a importância da aplicação da norma, buscando os motivos para a implantação da norma, as vantagens e desvantagens encontradas, a relação com a Gestão da Qualidade e o comprometimento dos funcionários. Portanto, este estudo tem o objetivo de analisar a importância da certificação NBR ISO 9001 na promoção da qualidade em uma empresa de transportes. A metodologia possui abordagem qualitativa, através de estudo de caso único, exploratório, por meio de entrevistas realizadas com um roteiro semiestruturado. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, identificou-se a importância da interação dos processos, da organização e padronização em que a norma beneficia, a motivação e o comprometimento dos funcionários no processo. Vale destacar a importância da participação da alta direção em todas essas questões e do alinhamento das informações em todos os níveis da empresa.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2019 Luccas dos Reis Fabbris, Juliana Matte, Cassiane Chais, Paula Patrícia Ganzer, Daniel Hank Miri, Pelayo Munhoz Olea