A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE REVENDEDORES DE UMA LINHA DE COSMÉTICOS ATUANTES NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ

Patricia Loch, Loreni Teresinha Brandalise, Jerry Adriani Johann

Resumo


As questões em torno da sustentabilidade vêm ganhando proporções cada vez maiores, desencadeando uma postura proativa nas empresas em relação ao atendimento das necessidades dos consumidores que buscam produtos ecologicamente corretos. Deste modo, torna-se essencial a verificação de como esta postura ambientalmente correta é visualizada pelos stakeholders da empresa. Neste sentido, este estudo visa identificar o grau de percepção ambiental dos revendedores de uma linha de cosméticos atuantes na região oeste do Paraná, a fim de verificar se as ações desenvolvidas pela empresa são percebidas pelos mesmos. Para tal utilizou-se do modelo desenvolvido por Brandalise (2008), denominado Vapercom. A escolha do instrumento de pesquisa se deu pelo fato de abordar a Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV). O estudo de caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa se pautou na percepção de 76 revendedores que se dispuseram a participar da pesquisa no mês de julho de 2015. Os resultados da pesquisa demonstraram que a linha de produtos em estudo é considerada ecologicamente correta, os revendedores possuem percepção ambiental e possuem potenciais traços de percepção ambiental em relação às etapas da ACV. Todavia, verificou-se que uma parcela significativa dos revendedores possui baixo ou nenhum conhecimento em relação às características ecológicas da linha de produtos em estudo. Este estudo possibilitou a identificação de uma lacuna no processo mercadológico da empresa, que possui uma postura proativa em relação à sustentabilidade, mas as informações não são repassadas efetivamente aos revendedores

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