Licitação sustentável como promotora de competitividade

Déborah Machado de Oliveira, Sabrina Alves dos Santos, Marcelo Roger Meneghatti, Geysler Rógis Flor Bertolini

Resumo


A licitação é um assunto importante dentro da organização e no meio social, visto que o procedimento é uma ferramenta que agrega o desenvolvimento de política pública. O presente trabalho buscou entender qual o grau de conhecimento sobre o tema licitação sustentável dos colaboradores de uma empresa de Material de Construção Civil. O estudo apontou uma compreensão dos conceitos de licitação e sustentabilidade e como são realizadas as compras perante a estes conceitos. Em seguida, realizou uma investigação com colaboradores de uma empresa para entender qual o grau de conhecimentos os mesmos apresentam a respeito do processo de licitação da empresa, para isso foi aplicado um questionário aos colaboradores da organização, de forma que conseguisse obtermos respostas necessárias para alcançar o objetivo deste trabalho. Foi identificado que os colaboradores apresentam um conhecimento básico, com poucas fundamentações sobre as rotinas e processos ou sobre os conceitos envolvidos na licitação. Os conhecimentos apresentados pelos colaboradores possuem origem nas vivências diárias e atuações que auxiliam a empresa a participar de editais. Esse trabalho contribuiu na identificação do nível de conhecimento dos colaboradores a respeito dos processos de licitação sustentável, e da relação organizacional entre a empresa e os colaboradores, auxiliando no desenvolvimento profissional dos mesmos para que se tenha uma efetividade nos processos. Contribui também para os estudos e pesquisas com esta temática, podendo servir de aporte para implantação pratica destes procedimentos.

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