SISTEMA ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) DE ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE SUAS FUNCIONALIDADES, ATENDIMENTO AS NECESSIDADES DOS CLIENTES E AS EXIGÊNCIAS DO GOVERNO.

Gustavo Farias de Menezes, Aldemar de Araújo Santos, João Gabriel Nascimento de Araújo, Tiago de Moura Soeiro

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o sistema de informação do escritório de contabilidade em estudo funciona no tocante ao atendimento das necessidades dos clientes e exigências do governo. Trata-se de um estudo de caso único, onde a seleção desta empresa para o estudo de caso se deu por questões de viabilidade e por facilitação ao acesso das informações. Os dados são provenientes de três fontes, a primeira consistiu na observação direta do sistema ERP analisado, o qual um dos autores desse estudo possui experiência de mais de quatro anos, a segunda se deu através de aplicação de questionários semiestruturados presencialmente com 25 colaboradores usuários do sistema e, por fim, entrevistas semiestruturadas, feitas por telefone e/ou e-mail, com quatro clientes do escritório, sendo escolhidos aqueles que mais demandam as informações disponibilizadas pelo sistema. Apesar de este estudo ter sido realizado apenas em uma empresa, impedindo generalizações sobre os achados, o trabalho buscou contribuir para entender o funcionamento do sistema e se ele atende de maneira satisfatória o Governo e seus clientes, apontando que, embora ainda ajam dificuldades na utilização de alguns dos seus módulos, por parte de seus usuários, bem como na sua interação com os sistemas públicos, embora todas as exigências do governo sejam atendidas, os clientes, em geral, se mostraram satisfeitos com o atendimento do sistema às suas necessidades.

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Sistema ERP


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