A Estrutura a Termo das Taxas de Juros no Brasil: Teoria e Evidência Empírica

Ricardo De Oliveira Freitas, Leonor Bernadete Aleixo Santos, Waldemar Antonio da Rocha Souza

Resumo


Para demonstrar a possibilidade de constituição da ETTJ no Brasil e sua eficiência quanto à aplicação das expectativas dos agentes econômicos, identificaram-se dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Banco Central do Brasil (BACEN) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do preço unitário, cupom e data de vencimento das LTN de diferentes vencimentos.
Organizou-se através de tabelas os vencimentos (MATURITY DATE), a taxa definida (Accepted Rate) dos últimos leilões de LTN tradicionais de cada mês.
Em 2001, alguns meses não empregaram no último dia de leilão de LTN tradicional dois títulos com vencimentos diferentes para a análise dos rendimentos de prazos mais longos e mais curtos, sendo necessário ajustar os prazos dos títulos do último leilão reunindo-os aos leilões feitos em datas mais próximas.
Até o momento, apontaram análises os padrões invertidos da ETTJ do ano de 2001 e aplicando as avaliações dos agentes frente aos registros do período analisado.
Registra-se dois picos negativos coincidentes com os meses de junho e outubro, que demonstram o momento em que houve a inversão da ETTJ, ou seja, nesta situação os títulos que demonstrem vencimentos mais longos estão empregando menos que os títulos que demonstrem vencimentos mais curtos. Conforme discutido neste trabalho, isso explica em ambientes anormais de mercado, em que investidores planejam que haverá mudanças significativas na economia e nas taxas de inflação, e que a economia não registrará em ritmo normal.
O primeiro padrão invertido registrou-se ao aumento da inflação em 2001 aplicadas de surpresas negativas na oferta agrícola e da subestimação cambial que, até junho, acumulou 20%. O segundo padrão registrou-se à inflação de outubro, que apontou a maior taxa calculada desde junho de 2001 e traduziu basicamente os efeitos da desvalorização cambial, que impulsionou principalmente os preços dos alimentos. Outros fatores também apontaram influência nesse aumento como, por exemplo, a entressafra de carne bovina (IPEA, 2001).
5.1 Construção da ETTJ no Brasil

A ETTJ, como aplicado ao longo deste trabalho, definiu a relação entre a yield to maturity (YTM) e o prazo até o vencimento expresso como uma função, a curva de rendimento (yield curve).
Conforme Barros (2008), a ETTJ no Brasil demonstra constituir através de instrumentos financeiros isentos de risco de crédito como as taxas dos contratos futuros de DI, taxas dos swaps DI x pré, e das LTN de prazos distintos, como demonstra o caso deste trabalho. Porém, explica o problema da inexistência das taxas para todos os dias, empregando a interpolação das taxas e em prazos mais longos à extrapolação.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais