CURSO DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PARA INGRESSANTES DO CURSO DE ZOOTECNIA

Ramon Dall'Agnol, Renata Amanda Aguilar Fernandes, Marianne Cristina Gonçalves Hasse, Fabiane Hoffman, Adriana Sbardelotto Di Domênico

Resumo


O objetivo deste trabalho é descrever como foi desenvolvido "o curso de nivelamento em matemática", para auxiliar os alunos ingressantes do curso de Zootecnia na aprendizagem de conteúdos básicos da matemática, buscando diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos deste curso. Foram realizados encontros semanais, cerca de dez encontros, com assuntos pré-estabelecidos entre os petianos responsáveis e a professora de matemática orientadora. Foram aplicadas avaliações pré e pós curso, para avaliar o desempenho dos alunos e a eficácia do mesmo. Observou-se os dados de duas turmas, segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. Notou-se uma significativa melhora no número de acertos das questões ao se comparar as avaliações pré e pós curso. Assim como, observou-se semelhança entre as turmas trabalhadas em relação a média de acertos pré e pós curso. Conclui-se que atividades como as desse curso tornam possível observar as dificuldades dos alunos ingressantes, auxiliam para permanência destes no curso e possibilitam que os alunos petianos tenham uma iniciação as atividades de docência.


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV