SUCO DE LARANJAS E A MODELAGEM MATEMÁTICA

Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira, Adriana Sbardelotto Di Domenico

Resumo


O objetivo deste trabalho foi difundir a tendência da modelagem matemática como ferramenta metodológica de ensino, através de uma oficina  realizada com acadêmicos do quinto período do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação para o ensino de matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus  Dois Vizinhos. Esta oficina abordou aspectos teóricos e uma prática de ensino com suco de laranjas envolvendo a modelagem matemática. O problema da modelagem foi: qual a variação do volume de suco relação a quantidade de laranjas espremidas? Através da avaliação qualitativa realizada ao fim da oficina, percebeu-se que os participantes tinham pouco conhecimento sobre o assunto, gostaram muito de participar e enfatizaram a importância  da realização destas oficinas e do compartilhamento de metodologias e práticas de ensino para a melhoria do processo de ensino aprendizagem da matemática.

Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV