CURSO DE MATEMÁTICA PARA CALOUROS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA ENGENHARIA

Jessica Bóschi, Mônica Piotsckowski

Resumo


Diversos são os desafios e as dificuldades encontradas pelos estudantes quando iniciam um curso de graduação em engenharia, e a matemática, na grande maioria das vezes é uma delas. Tendo isso em vista, e devido às altas taxas de reprovação e desistência dos alunos ingressantes no curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus da UTFPR – Dois Vizinhos, nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear, buscou-se alternativas que contribuíssem na melhoria de tais situações. Uma delas foi o Projeto de Matemática Básica, desenvolvido com os alunos ingressantes durante o início de cada semestre letivo do ano de 2017. O mesmo foi desenvolvido pelas professoras das disciplinas acima citadas, autoras deste trabalho, em aulas expositivas dialogadas com apoio de material didático próprio.  Tiveram como objetivo revisar e até ensinar, alguns conteúdos básicos de matemática, de extrema importância para o desenvolvimento das disciplinas do núcleo básico do curso, além de inserir os estudantes no meio acadêmico. Constatou-se que a atividade foi positiva e atingiu os objetos propostos, colaborando, mesmo que parcialmente, na aprendizagem. Porém, infelizmente sabemos que tal ação não é suficiente para recuperar todo um ensino básico deficiente.


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV