PEQUENOS ASTRÔNOMOS: INCENTIVANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTUDO DA ASTRONOMIA

Lara Susan Marcos, Dulcinéia Betti

Resumo


O presente projeto trata-se de uma pesquisa realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Dois Vizinhos, PR, sobre a temática Astronomia. Os principais objetivos são despertar o interesse sobre a astronomia e expandir os questionamentos nos alunos acerca do estudo do Universo. O mesmo foi desenvolvido através da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências II, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR-DV. A escolha do tema deu-se por meio de uma análise das condições da grade escolar. Em três horas-aula foi possível aplicar o projeto com dois questionários, um inicial e outro final. A metodologia usada foi através de aulas expositivas e dialogadas, utilizando recursos como vídeos, imagens, atividades dinâmicas e os programas Stellarium e Cellestia. Desta forma, foi possível transpor o conteúdo básico de Astronomia de forma interativa e dinâmica. Com base nas respostas dos questionários iniciais, foi possível perceber que os alunos apresentam pouco conhecimento sobre a área, onde mais de 52% dos alunos não souberam responder as questões. Já no questionário final, 81% dos alunos conseguiram responder todas as questões, tendo respostas variadas e significativas.  Através dos questionários foi possível perceber como é importante trabalhar sobre Astronomia com os alunos, utilizando recursos diversificados.


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV