É MITOSE OU MEIOSE? MODELO DIDÁTICO RECICLÁVEL DO CICLO CELULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Lara Susan Marcos, Nédia de Castilhos Ghisi

Resumo


As disciplinas escolares enfatizam o uso de imagem em todas as áreas do conhecimento, tornando um obstáculo para aqueles que possuem limitações visuais, onde a utilização de gráficos, esquemas e figuras ilustradas em livros didáticos não é mais útil, ou mesmo, impossível de ser utilizada. Desta forma, entra a importância da confecção de modelos didáticos em 3D, para melhor compreensão de todos os alunos da turma, incluindo aqueles que são incapazes de visualizar, mas podem sentir e diferenciar através do tato. “É mitose ou meiose?” trata-se de um material didático tateável e de baixo custo, confeccionado facilmente a partir de papelão e outros materiais recicláveis, com o objetivo de ser replicado no processo de ensino-aprendizagem de Genética, para ajudar professores de ensino básico no auxílio de estudantes com deficiência visual para perceberem e diferenciarem os processos envolvidos no Ciclo Celular. Desta forma, pode-se contribuir para a necessária e ao mesmo tempo a difícil tarefa de inclusão de alunos com necessidades especiais relativas à visão como também inserir ideias sustentáveis ao utilizar materiais já usados e descartados para a confecção do mesmo.


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV