ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO DE POLINÔMIOS: UM DIAGNÓSTICO INICIAL POR MEIO DA ANÁLISE DE ERROS

Leliane da Silva, Edinéia Zarpelon

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco. No projeto em questão buscou-se identificar e categorizar os principais erros cometidos por alunos quando se considera dois conteúdos matemáticos associados à Álgebra: produtos notáveis e fatoração de polinômios. Partiu-se da concepção que a análise da produção escrita dos estudantes (inclusive a análise de erros) pode contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho docente. Os primeiros resultados apontam para a necessidade de que formas alternativas de abordar tais conteúdos sejam implementadas, uma vez que em 50% das questões predominou o erro total.


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV