PERSPECTIVA DO USO DO JOGO ASMD NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS

Roberto Gonçalves Ferreira

Resumo


Este texto relata a experiência de bolsistas de iniciação à docência do programa PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), a partir de uma atividade desenvolvida visando auxiliar os estudantes na resolução de cálculos matemáticos, nos quais estes alunos apresentavam dificuldades. Buscou-se, prioritariamente, utilizar o jogo ASMD (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) como um instrumento de aprendizagem, incentivando a construção do conhecimento matemático e a resolução de problemas inesperados envolvendo o raciocinio lógico. No início os estudantes encontravam muita dificuldade em chegar a um resultado pré-definido, pois não estavam acostumados com esta dinâmica. No entanto, conforme avançavam, as dificuldades foram diminuindo, e os alunos desenvolveram uma certa rapidez com o trato desse tipo de questões.


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV