OFICINA DE BOTÂNICA E O CONHECIMENTO SOBRE AS PLANTAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Maikely Luana Feliceti, Michel Masiero, Josiane Otalakoski, Mara Luciane Kovalski, Daniela Aparecida Estevan, Daniela Macedo de Lima

Resumo


O uso das plantas é conhecido na alimentação e no tratamento de doenças, sendo essencial a abordagem de conteúdos de Botânica no ensino de Ciências, possibilitando uma abordagem interdisciplinar. Este trabalho teve por objetivo levantar conhecimentos de alunos sobre plantas medicinais, principalmente com relação aos cuidados necessários ao desenvolvimento das plantas, bem como proporcionar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos voltados ao ensino de Botânica. O projeto foi desenvolvido em forma de Oficina Pedagógica de Botânica no Colégio Estadual José de Anchieta, município de Dois Vizinhos-PR, com participação de 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2016. A Oficina foi composta de quatro encontros didáticos, com duração de três meses. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um pré-questionário e pós-questionário, que que abordava a questão sobre os cuidados considerados importantes para que a planta se desenvolva. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Diante da exposição dos conceitos citados pelos alunos fica evidente que a Oficina Pedagógica de Botânica conseguiu transpor de maneira dinâmica a aprendizagem por parte dos alunos, corroborando para mais pesquisas neste âmbito. 

 Palavras-chave: Ensino de Ciências, Botânica, Oficina Pedagógica 


Texto completo:

PDF


CCT - UTFPR - DV