CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO REGULAR DE CIÊNCIAS

CEZAR DINIZ ANDRADE, PULO FERNANDO DIEL, FERNANDO CARLOS SOUSA

Resumo


Discute-se a relação entre o ensino de ciências e a capacitação para o exercício da plena cidadania, entendida como a posse de direitos civis, políticos e sociais. Foram analisados livros didáticos da disciplina de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) utilizados durante o ano de 2017 no ensino regular público de escolas do Núcleo Regional de Ensino de Dois Vizinhos-PR. Buscou-se analisar se há nos livros uma proposta de articulação entre os conhecimentos específicos da disciplina e questões de direitos, deveres e ação social que promovam a capacitação do aluno para o exercício pleno da cidadania.  Observou-se que em todos os livros, o autor se preocupa em relacionar os temas específicos da disciplina com a consciência cidadã, a exemplo: a conscientização para com as atribuições dos governos na distribuição de água encanada e rede de tratamento de esgoto;  serviços de saúde pública, educação, entre outros. A coleção analisada apresenta textos que podem ser utilizados pelo professor para articular os conhecimentos científicos da disciplina de ciências com a formação para a cidadania.

Palavras-chave: Educação, Ciência, Cidadania


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